Retrospectiva

Embalagens sustentáveis

Quem fica com consciência pesada ao pegar uma sacolinha de plástico no supermercado já sabe: embalagens são um dos grandes vilões da sustentabilidade.

Se feitas de plástico, demoram mais de 400 anos para se degradar no ambiente. Outro material, o isopor, demora apenas oito anos, porém sua reciclagem é cara e dispendiosa.

Em vez de tentar reduzir o tamanho das embalagens para diminuir seu impacto na natureza, algumas empresas estão partindo para uma abordagem diferente: usar materiais feitos a partir de matérias-primas biológicas, que possam ser decompostas na natureza, ou criar embalagens que tenham uma nova função depois de utilizadas.

Um exemplo são as iniciativas em todo o mundo que estão investindo nos bioplásticos. Feitos em geral de sobras da agricultura, como fécula de mandioca, batata, milho ou cana-de-açúcar, esses biopolímeros têm características similares aos plásticos comuns, mas se decompõem na natureza e até podem ajudar a tornar o ambiente mais fértil, pois, como são feitos de material orgânico, servem como adubo para as plantas.

Em Londres, um grupo de designers também decidiu investir em embalagens sustentáveis e criou o Stanley Honey, um pote de mel que depois de usado pode se transformar em um vaso para plantar flores.

“As abelhas estão enfrentando dificuldades de sobreviverem em função das mudanças climáticas e dos pesticidas. Com essa embalagem, queremos ajudar a diminuir o lixo e ainda fazer as pessoas pensarem sobre isso. Mais flores, mais abelhas, mais abelhas, mais mel. Cuidar do meio ambiente é fundamental para a nossa saúde, alimentação, para tudo na vida”, afirmam os designers.

Fonte: Revista Vida Simples / It’sGreenDesign / Planeta Sustentável / Que tal isso? / Embalagem Sustentável



Escrito por Julia Lordello às 23h33
[] [envie esta mensagem] []



[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


Histórico
Categorias
Todas as mensagens
A AUTORA
O BLOG
ENTREVISTAS
SUGESTÕES


Votação
Dê uma nota para meu blog


Outros sites
TWITTER do blog
FLICKR do blog
FACEBOOK do blog
ORKUT do blog
AACC - Associação de Apoio à Criança com Câncer
AfroReggae
Associação Viva e Deixe Viver
Canto Cidadão
Cão Sem Dono
Clique Alimentos
Coluna Bate-Papo com Edney Silvestre
Doe Palavras
Doutores da Alegria
GoodGuide
Keri Smith
Leonardo Boff
O Guia Verde
ONG Banco de Alimentos
Orbitas
Os Fantásticos Frenéticos
Planeta Sustentável
Sustentável é pouco
Vez da Voz
Vida Simples
Viva Rio
We Are What We Do
WWF